Você está em:
Notícias



TERCEIRO SETOR - AGENDA 21

Encontro reforça participação do Terceiro Setor nos processos da Agenda 21
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos reuniu nesta segunda-feira (15), em Curitiba, representantes de mais de 60 entidades de Curitiba e Região Metropolitana e do litoral do Paraná. Eles participaram do ‘1º Encontro Regional Agenda 21 no Movimento Social’, realizado para reforçar a participação do Terceiro Setor nos processos da Agenda 21. O evento acontecerá também em Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Paranaguá e Cascavel.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, a Agenda 21 é uma ferramenta importante para incentivar e fortalecer ações locais. ‘Precisamos lembrar que os problemas ambientais globais são, muitas vezes, a soma dos problemas ambientais locais’, disse Cheida.

A coordenadora do Fórum Permanente da Agenda 21 na Secretaria do Meio Ambiente, Rosane Gnipper, disse que a ideia é convocar a sociedade que se organiza em favor da preservação ambiental. ‘Precisamos conciliar as ações já existentes com as metas da Agenda 21, que só serão alcançadas com mudanças de atitude em nível local’, resumiu Rosana.

Os participantes do Encontro receberam materiais multimídia para consolidar a Agenda 21 em seus locais de trabalho, além de uma lista com 25 propostas que podem ser implementadas localmente. Entre elas, formar canteiros para produção de mudas de árvores nativas nos municípios, divulgar a produção e o consumo na sociedade, incentivar a prática substitutiva do uso de animais no ensino e na pesquisa, rever a prática de controle de espécies exóticas invasoras, discutir e mudar a postura sobre o consumo de embalagens e, ainda, proporcionar o debate político entre movimentos e entidades.

A Secretaria do Meio Ambiente quer mobilizar a sociedade civil para participação na IV Conferência Estadual do Meio Ambiente e na I Conferência Estadual da Agenda 21, que serão realizadas no segundo semestre deste ano.

AÇÕES – Representantes do município de Paranaguá participaram do encontro e apresentarem o projeto Clima Urbano, que acontece desde 2006 no Colégio Estadual Cidália Rebelo Gomes, reunindo 250 alunos de 14 escolas estaduais. Trata-se de um curso de extensão, com duração de seis meses, com aulas que acontecem duas vezes por semana, destinadas a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A principal meta do curso é prepará-los para fazer um diagnóstico local e debater soluções para os problemas ambientais. Um dos coordenadores do projeto, o professor Francisco Xavier, conta que um dos resultados já alcançados é implantação da coleta seletiva dos resíduos nos colégios envolvidos. ‘Queremos garantir a separação de 500 quilos de resíduos por semana, material que será doado à cooperativa de coletores da cidade’, relata o professor.

A Associação de Moradores da Vila Torres tem a missão de estimular a sustentabilidade na comunidade, um dos princípios da Agenda 21. O presidente da Associação, Marcos dos Santos, explica que a coleta seletiva e a reciclagem do lixo, o plantio de árvores e a instalação de aquecedor solar ecológico estão entre as ações que se multiplicam na Vila Torres desde 2007.

Além de prefeituras municipais e universidades, também participaram do encontro a Secretaria de Estado da Educação e entidades como a Cárita Diocesana, Sesi, APP Sindicato, Movimento SOS Bichos, as ONGs Instituto GT3, EKo Brazil e Brinque e Limpe, além do Instituto Arayara e Aliança Empreendedora, entre outras.

A Agenda 21 é o principal documento da Rio-92 - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano. O documento foi assinado por 179 países.

Fonte: Agência Estadual de Notícias