Você está em:
Fique por Dentro



ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Onça-parda - Puma concolor capricornensis

Os filhotes dessa espécie nascem com manchas pretas, adquirindo, quando adultos, uma coloração uniforme,sempre com a porção ventral mais clara.
O comprimento total varia de 1,65 a 2,10m, sendo que a cauda mede cerca de 35% desse total. O peso médio é de 37 kg para as fêmeas e 56,5 kg para os machos.
É um felino de grande porte, com coloração variando do marrom-acinzentado mais claro ao marrom-avermelhado mais escuro, com a ponta da cauda preta, podendo também apresentar uma linha escura na extremidade dorsal.
O tamanho corporal pode variar de uma região para outra, de acordo com a disponibilidade de presas e a simpatria com outros carnívoros. Sendo um dos carnívoros mais generalistas, apresenta uma dieta variada, predando desde répteis, aves, pequenos roedores, marsupiais, tatus, até presas maiores, incluindo animais domésticos.
Tem hábito crepuscular-noturno. A área de vida da espécie varia de 69,9 km2 até 248 km2. Possui gestação de 82 a 98 dias, a média de filhotes varia de dois a três por ninhada.
A espécie ocorre em grande diversidade de biomas, de áridos desertos a florestas tropicais, do nível do mar até 5.800 m de altitude. (MACHADO et al., 2008)

FATORES DE AMEAÇA  Perda/degradação de habitat, caça.

Fonte: ICMBio