Você está em:
Fauna



Papagaio-charão - Amazona pretrei

Papagaio-charão - Amazona pretrei

É um dos menores representantes do gênero Amazona, com cerca de 32 cm de comprimento total e 280 g de massa corporal.
A plumagem dessa espécie é verde, destacando-se a máscara vermelha que nos adultos se estende até a região posterior dos olhos. O encontro das asas e a polaina na base dos tarsos também têm coloração vermelha. O azul é observado na extremidade das rêmiges, enquanto o amarelo aparece na extremidade das penas da cauda.
O dimorfismo sexual fica evidente pelo fato do macho apresentar maior extensão da coloração vermelha, tanto na cabeça quanto nas asas, além do porte ligeiramente mais avantajado, quando comparado com a fêmea.
A espécie está intimamente associada às florestas com araucárias do nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, durante o período de maturação das sementes do pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia), entre março e julho, quando os pinhões constituem o principal item alimentar dos papagaios. É uma espécie migratória, que inicia-se em meados de janeiro, quando os filhotes já estão recrutados ao bando. A espécie pode ser encontrada a partir de 67 m de altitude até 1.600 m. (MACHADO et al., 2008)

FATORES DE AMEAÇA  Perda/degradação de habitat, tráfico ilegal.


Fonte: ICMBio