Você está em:
Notícias



Onça-pintada é capturada no entorno do Parque Nacional do Iguaçu

A equipe do Projeto Carnívoros do Iguaçu capturou uma onça-pintada (Phantera onca) em uma fazenda em Santa Teresa do Oeste, município vizinho do Parque Nacional do Iguaçu. A captura aconteceu no dia 27 de janeiro, depois que técnicos foram acionados pelo proprietário da fazenda, após predação de um bezerro. Os técnicos instalaram duas armadilhas de jaula, duas de laço e três fotográficas.
O resultado da captura veio na armadilha do laço. O animal, um macho jovem, com 60 kg e cerca de quatro anos, já era conhecido dos técnicos e inclusive havia ganhado apelido: Sancho. Há dois anos, ele e seu irmão, o Pança, eram frequentemente avistados na BR-469, via de acesso às Cataratas do Iguaçu. Sancho foi sedado e logo após pesado, medido e examinado, o animal recebeu uma coleira de monitoramento.
Os especialistas do Projeto Carnívoros do Iguaçu, mantido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reforçam a importância de moradores do entorno da unidade de conservação (UC) comunicarem qualquer sinal de ataque de felinos e jamais tentar matá-los. A equipe pode ser acionada diretamente pelo telefone: (45) 3521-8374.
Projeto Carnívoros do Iguaçu
Criado em outubro de 2008 o Projeto Carnívoros do Iguaçu visa o estudo populacional das onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu e seu entorno. Trata-se de um trabalho  detalhado do status de conservação in situ da população de onças-pintadas (Panthera onca) na região oeste do Paraná, abordando questões de ecologia, biologia e genética das espécies, a educação ambiental, a conservação da paisagem do entorno do parque e a intermediação de conflitos entre populações residentes no entorno e ataques de onças a rebanhos domésticos. O projeto é executado por quatro funcionários, sendo dois técnicos de nível superior e dois assistentes de campo, além da consultaria e apoio científico de profissionais com experiência na área.
Dados sobre a espécie estão sendo obtidos com o uso de armadilhas fotográficas, monitoramento por rádio-colar de espécimes capturados, acompanhamento dos casos de predação e pela coleta de amostras de fezes para análises de dieta e genética. A primeira estimativa populacional da espécie realizada com 72 armadilhas fotográficas mostrou dados preocupantes, com 0,29 onças por 100 Km² ou 6 a 12 indivíduos para o parque inteiro. Dessa forma, o estudo da população de onça-pintada, tal como previsto, gera informações valiosas para as estratégias de manejo da unidade e também para a proteção da última população viável de onças do sul do país.


Fonte: ICMBio