Você está em:
Fique por Dentro



ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Preguiça-de-coleira - Bradypus torquatus

É uma espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira. Caracteriza-se por uma pelagem espessa de cor castanho-claro, uniforme por todo o corpo, sem distinção entre o dorso e o abdome, e uma coleira de pêlos longos e pretos ao redor do pescoço, mais longa e nítida na região mediana do dorso.
Esta é a maior e mais pesada das preguiças do gênero, podendo atingir 10 kg de massa corpórea, sendo que as fêmeas são mais pesadas do que os machos.
Nos indivíduos adultos (acima de 4 anos), a coleira preta é maior e mais negra nos machos do que nas fêmeas. Possui hábito arborícola restrito, baixo metabolismo e dieta estritamente folívora, composta por espécies de árvores e cipós – pouco mais de 30 espécies foram até agora identificadas, sendo que cada indivíduo consome cerca de 15 a 20 espécies/ano.
Os indivíduos vivem solitariamente em áreas de vida que raramente excedem a 10 hectares. As fêmeas produzem apenas 1 filhote por ano, que atinge a independência por volta dos 8 a 10 meses de vida, quando abandona a área da mãe para outro local.
É nessa fase que os indivíduos são mais atacados por felinos e outros predadores, pois são pequenos e inexperientes, descendo ao chão com freqüência durante as movimentações pela mata. (MACHADO et al., 2008)

FATORES DE AMEAÇA  Perda/fragmentação de habitats, incêndios e caça.
 
Fonte: ICMBio