Você está em:
Notícias



Ibama encerra emergência ambiental, mas monitoramento prossegue no RS

A Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul informa que encerrou, no último sábado (28), os trabalhos técnicos relativos à emergência ambiental decretada depois do vazamento de óleo ocorrido na quinta-feira 26 em um mangote de uma monoboia da Transpetro, subsidiária para logística da Petrobras. Mas, segundo a coordenação organizada para acompanhar o cumprimento do Plano de Emergência Individual, estabelecido pelo licenciamento do empreendimento, o monitoramento não tem prazo para encerrar e deverá ser elaborado laudo técnico conjunto entre Ibama, Marinha do Brasil e Fundação Estadual de Proteção Ambiental, avaliando os danos ambientais.
A decisão foi anunciada em reunião realizada na Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul que contou com a presença do coordenador-geral de Emergências Ambientais (Cgema), da Diretoria de Proteção Ambiental, João Antonio Raposo Pereira, do superintendente João Pessoa Moreira Junior, do diretor de Qualidade Ambiental, Fernando Marques, e do chefe da Divisão Técnica do Ibama/RS, Maurício Vieira de Souza.
Contribuiu para a decisão o terceiro sobrevoo realizado na região pelos técnicos do Ibama Kuriakin Toscan e Marcelo Neiva de Amorim juntamente com os demais órgãos ambientais e a Marinha do Brasil, quando não mais foi constatada a presença de óleo no mar. Mesmo assim, serão coletadas amostras em 10 pontos marcados por GPS para confirmar o fato e evitar falso alarme, pois algumas manchas de algas foram confundidas com manchas de óleo no litoral.
Depois de reunião realizada na sexta-feira 27 em Tramandaí, com representantes do Ibama, da Marinha do Brasil, da Fepam e da Agência Nacional de Petróleo, a Transpetro foi notificada pelo Ibama para realizar coleta de água e sedimento para análise laboratorial, tendo vista o monitoramento da área afetada, conforme recomendado pela Resolução Conama 269/2000 (item 3.4.2.3 do Anexo Monitoramento Ambiental). A notificação também diz respeito à manutenção da equipe de técnicos capacitados na ação de limpeza de praia com objetivo de atender a demanda da sociedade no caso de localização de manchas de óleo no mar.

Fonte: Ibama