Você está em:
Notícias



Viveiros da Sanepar recebem sementes de árvores nativas

Os viveiros de Planalto, Santo Antônio do Sudoeste e Itapejara do Oeste receberam cerca de 60 quilos de sementes de árvores nativas para plantio e distribuição entre os produtores rurais. As sementes foram doadas pelo projeto ambiental Plantando Vida, do Rotary Club Terceiro Milênio, de Francisco Beltrão.

O projeto Plantando Vida é uma gincana. Os estudantes coletam as sementes de árvores nativas da região e entregam para o viveiro, onde são germinadas e distribuídas gratuitamente para a população. A Sanepar participa do projeto desde o início, inclusive doando estufas para produção das mudas, informa o gerente da Unidade Regional de Francisco Beltrão, Celço Arisi.

Os gestores socioambientais das unidades de Francisco Beltrão e Pato Branco, Adrio Trevisan e Marilucia Cyrino, identificaram as necessidades de cada viveiro e entregaram as sementes. Para Trevisan, a iniciativa complementa a produção dos viveiros e contribui para que mais mudas sejam destinadas à recomposição das matas ciliares da região.

Cyrino lembra que, recentemente, foi necessário comprar sementes para o viveiro de Itapejara, aumentando os custos da unidade. “Com a doação dessas sementes, conseguiremos incrementar a produção de mudas, além de ampliar o grau de diversidade das espécies. Além disso, são sementes de ótima qualidade, colhidas na região, selecionadas com muito cuidado pelos integrantes do projeto”, afirma.

PLANTANDO VIDA – Participam dos trabalhos do projeto Plantando Vida 1.624 estudantes. O projeto existe há cinco anos e no período foram coletadas e catalogadas sementes de 136 espécies nativas da microrregião de Francisco Beltrão. “Grande parte das mudas está sendo usada na recomposição da mata ciliar e das reservas legais nas propriedades do município”, informa a presidente do Rotary Terceiro Milênio, Ivania Menin.

Fonte: Agência Estadual de Notícias