Você está em:
Fique por Dentro



ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Caiarara ka’apor - Cebus kaapori

É um primata arbóreo de tamanho médio e hábitos generalistas. Apresenta cauda semipreênsil e possui polegares oponíveis, que lhe conferem grande capacidade de manipulação. As informações disponíveis sobre o seu modo de vida ainda são escassas.

Os estudos já realizados mostram que os grupos são pequenos e que o táxon é pouco abundante. Grande parte das observações indica a presença de indivíduos solitários e de associações relativamente freqüentes com Chiropotes satanas. O caiarara ka’apor é uma espécie do grupo “sem tufo", apresentando uma pelagem aguti, com coloração marrom-acinzentada nas partes superiores e nos 2/3 proximais da cauda, e cinza-prateada na garganta, tórax, abdômen, espáduas, região frontal da parte próxima aos membros anteriores e do pincel caudal.

Dados etnológicos indicaram que o caiarara ka’apor é utilizado como xerimbabo entre os índios Awa, sendo amamentado no peito pelas mulheres lactantes e exercendo a função de “cão de guarda” das aldeias na idade adulta. (MACHADO et al., 2008)


FATORES DE AMEAÇA  Distribuição geográfica restrita, perda/fragmentação do habitat, desmatamento e caça fácil

Fonte: ICMBio