Você está em:
Fauna



Cachorro-do-mato-vinagre - Speothos venaticus

Cachorro-do-mato-vinagre - Speothos venaticus

É um canídeo com corpo atarracado, orelhas, pernas e cauda bem curtas. O comprimento médio da cabeça e do corpo é de 74,3 cm, o da cauda 12,3 cm em média e o peso fica entre 5 e 7 kg. A coloração varia entre o marrom claro e o escuro, tendo tonalidade mais clara na cabeça e no pescoço.
O período reprodutivo da espécie não parece apresentar sazonalidade, sendo a gestação de 67 dias, após a qual nascem em média 3,8 filhotes. É uma espécie altamente social, até mesmo com caçada grupal, com um rico repertório de vocalizações, vivendo em grupos familiares pequenos, nos quais apenas o casal dominante reproduz. Estimativas preliminares de radiotelemetria sugerem que a área de vida de uma matilha seja de pelo menos 100 km², não dividida com outras matilhas.
A espécie é encontrada em áreas de florestas pluviais, deciduais, semideciduais do nível do mar a até 1.500 m de altitude. O padrão de atividades aparenta ser diurno, mas movimentos noturnos parecem ser muito freqüentes. A dieta é altamente carnívora, tendo como itens animais de porte considerável para o tamanho da espécie, como os grandes roedores caviomorfos até mesmo veados, incluindo aves, répteis e alguns frutos. (MACHADO et al., 2008)

FATORES DE AMEAÇA  Desmatamento, fragmentação e alteração de habitats, doença, caça


Fonte: ICMBios