Você está em:
Notícias



Mudança climática é tema de seminário

Durante evento em Londrina serão discutidas e identificadas ações para reduzir o impacto


Muito se fala sobre aquecimento global, mudança climática. Mas o que exatamente você faz para mudar este cenário? Você sabe como estas alterações interferem na vida da sua família e da comunidade? Esta é a discussão que será colocada em pauta no I Encontro Estadual de Conselhos do Meio Ambiente do Paraná, que será realizado neste mês, paralelamente ao Seminário Paranaense de Mudanças Climáticas: Efeitos econômicos e ecocidadania.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Fernando Barros, o clima é muito complexo e as mudanças trazem consequências para todos. O objetivo do encontro, explica, é discutir o assunto e identificar ações para reduzir esse impacto. "O aumento das temperaturas influencia nas chuvas. A questão abrange outros setores como a ocupação desordenada dos espaços. Pessoas que moram em beira de rio ou encostas certamente vão sofrer com inundações", explicou.

Segundo Barros, a maneira mais conhecida para combater o aquecimento global é a redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa, como o gás carbônico (CO2) e o metano. "As queimadas emitem CO2, o desmatamento altera o clima dos locais e os lixões também são grandes responsáveis porque a decomposição dos resíduos libera gás metano na atmosfera e ele é 20 vezes mais poluente que o CO2", afirmou.

Barros disse que é necessário buscar alternativas. "O etanol é uma boa saída para os combustíveis. Em alguns países se queima carvão para gerar energia, isso precisa ser mudado. Também é preciso fazer a queima do metano nos lixões", disse. Ele lembrou que é necessário priorizar o transporte coletivo mas que os ônibus deveriam usar combustíveis que não são derivados de petróleo.

O presidente do conselho explicou que a arborização urbana tambem é fundamental no combate ao aquecimento. "Árvores não dão apenas sombra, elas trocam CO2 por oxigênio e emitem gotículas de água que refrescam o ambiente interferindo no micro clima da região", disse. Para Barros, as evidências sobre o aquecimento global são totais, mas existe uma discussão econômica em torno disso. "Temos que partir para uma nova economia", afirmou.

Multiplicadores

Barros destacou que o objetivo do encontro é fazer uma pauta de discussão do assunto no Estado para que todos se mobilizem e troquem experiências. "Já foram feitos encontros regionais, agora queremos discutir e entender a situação das cidades e mostrar para as pessoas que os conselhos são uma forma de participação da sociedade", disse. Conforme o presidente do Consemma, a expectativa é que os participantes do encontro proponham ações que sejam multiplicadas pelos municípios.

O I Encontro vai contar com a participação de 80 Conselhos do Ambiente e o evento também é aberto ao público. As palestras ficarão por conta do jornalista e documentarista Washington Novaes e do pesquisador da Embrapa Soja José Renato Bouçs Farias. O evento é em comemoração aos 10 anos do Consemma/Londrina.

Fonte: Folhaweb