Você está em:
Fique por Dentro



ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Onça-pintada - Panthera onca

 

É o maior felino das Américas e o único representante atual do gênero Panthera no continente. O seu corpo é mais robusto, musculoso e compacto, com comprimento variando entre 1,10 a 2,41 m e massa entre 35 a 130 kg, podendo chegar a 158 kg. As fêmeas são até 25% mais leves do que os machos.
A área de vida de uma onça-pintada pode variar de 33,4 km² até 142,1 km² . A coloração padrão varia do amarelo-claro ao castanho-ocreáceo, sendo coberta por manchas negras, formando rosetas de tamanhos distintos, com pintas em seu interior. A onça-pintada possui um padrão de atividade crepuscular-noturno e mais de 85 espécies-presa já foram relatadas em sua dieta. Suas principais presas são a queixada (Tayassu pecari) e a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris).
As onças-pintadas são encontradas em altitudes entre o nível do mar e 3.800 m. Solitários, ocorrendo interação entre machos e fêmeas durante o período de acasalamento. A gestação varia de 90 a 111 dias, podendo nascer de um a quatro filhotes, sendo a média de dois filhotes por gestação. (MACHADO et al., 2008)

FATORES DE AMEAÇA  Perda/degradação de habitat, caça das espécies-presa

Fonte: ICMBio