Você está em:
Fique por Dentro



ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Tartaruga-de-Couro - Dermochelys coriacea

É a única espécie da família Dermochelyidae, sendo a maior das espécies de tartarugas marinhas, atingindo até 500 kg (há registro de macho capturado em redes de pesca com cerca de 1.000 kg). Sua carapaça não é ossificada como nos Cheloniidae, sendo revestida por um tecido coriáceo, que deu origem ao nome da espécie. As fêmeas que desovam no Brasil apresentam um comprimento curvilíneo médio da carapaça de 159,8 cm.
De hábitos pelágicos, alimenta-se de cnidários, ctenóforos e tunicados. É capaz de mergulhos profundos, atingindo mais de 1.000 m de profundidade, embora a maior parte dos mergulhos não ultrapasse 200 m. Apresenta grande tolerância térmica. Reproduz-se entre os meses de setembro e janeiro. As fêmeas retornam para desovar a cada dois ou três anos, em média, realizando de cinco a sete desovas em cada temporada reprodutiva.
Em cada desova são depositados entre 70 e 90 ovos. A incubação dura cerca de 60 dias, e o sexo das ninhadas é influenciado pela temperatura de incubação dos ovos. O número anual de fêmeas que reproduzem no litoral brasileiro, estimado a partir do número de desovas, situa-se entre dois e 19 indivíduos. (MACHADO et al., 2008)

FATORES DE AMEAÇA  Mortalidade acidental, poluição, perturbação humana


Fonte: ICMBio