Você está em:
Notícias



REUNIÕES SOBRE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Reuniões sobre bacias hidrográficas no Norte e Oeste do PR são concluídas
Representantes do Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná) concluíram os encontros com Comitês de Bacias Hidrográficas das regiões Norte e Oeste do Estado, que concentram partes significativas da população e dos usuários de recursos hídricos. As últimas reuniões foram realizados nestas quinta e sexta feira (8 e 9), em Jacarezinho e em Maringá.

“Os comitês são órgãos consultivos e deliberativos, compostos por membros do poder público, da sociedade civil organizada e de usuários de recursos hídricos. São órgãos necessários para que possamos conhecer as particularidades de cada região”, afirma o diretor de Bacias Hidrográficas do ÁguasParaná, Enéas Souza Machado. O comitê formula planos de bacia e de obras e ações e enquadra corpos de água quanto aos usos majoritários.

Os membros do Comitê de Bacias Hidrográfica do Norte Pioneiro reuniram-se em Jacarezinho para debater a elaboração do plano de bacia para a região e a atuação da Câmara Técnica de Pesquisa e Extensão. Foi discutida a participação da região no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que unirá municípios do Paraná e de São Paulo, operando em nível federal. Cornélio Procópio, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina estão entre os principais municípios da região.

O encontro também teve a participação de professores da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), que apresentaram projetos de pesquisa sobre a qualidade da água da região. Os integrantes conheceram o espaço físico em que será instalada a Gerência de Bacia do ÁguasParaná em Jacarezinho. “O escritório servirá para desburocratizar os serviços do instituto e ampliar a participação do órgão nessa região, oferecendo mais benefícios à população”, explica o gerente local, Fábio Pinto.

NOROESTE – Em Maringá, os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Piraponema reuniram-se para discutir a elaboração do plano de bacia para a região e elegeram os membros que farão parte de uma câmara técnica para acompanhar esse trabalho, que será coordenada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Após a votação, foi feito um balanço sobre a participação da bacia no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

“A partir do plano de bacia, poderemos promover ações para melhorar a qualidade da água dos rios da região, bem como, preservar aqueles que se encontram em boas condições”, explica a técnica da Gerência de Bacia do ÁguasParaná em Maringá, Rosa Maria Volpato Junqueira. Entre os principais municípios da bacia estão Apucarana, Arapongas, Paranavaí e a região metropolitana de Maringá.

Os encontros reuniram representantes de prefeituras, órgãos governamentais, instituições de ensino, indústrias, associações de classe, organizações não-governamentais e pessoas interessadas em se envolver com as questões dos Comitês.

Fonte: Agência Estadual de Noticias