Você está em:
Notícias



RESERVA LEGAL EM DISCUSSÃO

IAP discute reserva legal com agricultores do Norte
O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, participou nesta sexta-feira (18) de reunião com agricultores da região da represa de Xavantes, em Carlópolis, no Norte Pioneiro. O objetivo foi discutir a implantação de reserva legal e Áreas de Proteção Permanente (APP) nas propriedades que ficam no entorno do reservatório da represa.

“Dúvidas estão surgindo entre os agricultores com relação ao término do prazo para estabelecer áreas de preservação na região, principalmente nas propriedades que ficam no entorno do reservatório da represa”, explica o prefeito de Carlópolis, Roberto Coelho.

Os agricultores perguntaram, entre outros assuntos, sobre a necessidade e a responsabilidade da implantação de áreas de preservação permanente nas propriedades do entorno do reservatório da represa, prazos para averbação da reserva legal em suas propriedades. Também foram questionadas as mudanças que devem acontecer com a aprovação do novo código florestal. “O IAP continua à disposição dos agricultores para maiores esclarecimentos e novas reuniões sobre o assunto”, disse Mossato Pinto.

O presidente do IAP explicou que a maioria das dúvidas surgiu porque a Usina de Xavantes foi construída na década de 1960 e não houve licenciamento ambiental na época. Consequentemente não foi feito estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA), que definiria as áreas a serem preservadas. Após a construção e a troca de proprietário do empreendimento, o Ibama fez o licenciamento da área.

Também participaram do evento representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do sindicato patronal ruralista, da Federação dos Trabalhadores Rurais do Paraná (Fetaep), da Secretaria Municipal de Agricultura e da coordenação da microrregião.

Fonte: Agência Estadual de Noticia