Você está em:
Notícias



RIO+20 - SEMINÁRIO

Seminário debate contribuições da sociedade e do governo para a Rio+20

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CDES), em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, promove nesta terça-feira (22/11) o Seminário "Propostas para a Conferência Rio + 20: temas para aprofundamento do diálogo social". No evento, serão discutidas as contribuições dos poderes da República e da sociedade civil brasileira para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Além disso, serão definidos e debatidos temas relevantes a serem aprofundados pela Articulação do Acordo sobre Desenvolvimento Sustentável no período que antecede à Conferência (dezembro de 2011 a maio de 2012).

A abertura do evento contará com a participação dos ministros Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos), secretário executivo do CDES; e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral); além de Luiz Pinguelli Rosa, secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas da Presidência da República; e do conselheiro do CDES Clemente Ganz Lúcio, coordenador do Acordo sobre o Desenvolvimento Sustentável.

No Painel 1, as perspectivas dos poderes da República serão apresentadas pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin (Judiciário); pelo senador Cristovam Buarque, presidente da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio +20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas do Senado Federal (Legislativo);  e pelo embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo (Executivo).

O Painel 2, que abordará a visão da sociedade civil, terá a participação de representantes das seguintes entidades, signatárias do Acordo sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20 e integrantes da Comissão Nacional que organiza a Rio +20: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Confederação Nacional da Indústria (CNI); Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20; Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS); Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Histórico - O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social começou a debater o tema desenvolvimento sustentável em 2010, quando participou de uma reunião com o Ministério das Relações Exteriores, para tratar da participação brasileira na Conferência Rio+20. Após uma série de reuniões nacionais e de cooperação internacional com outros conselhos e instituições similares, o processo de debate sobre desenvolvimento sustentável articulado pelo Conselho com várias instituições da sociedade civil resultou em um documento intitulado Acordo sobre o Desenvolvimento Sustentável. Esse Acordo foi assinado pelo CDES e por outras 72 instituições da sociedade civil no intuito de estabelecer posicionamento comum que possa não só auxiliar o governo brasileiro para Conferência, mas cooperar com o estabelecimento de compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Leia, aqui, o Acordo sobre o Desenvolvimento Sustentável

Fonte: MMA/Ascom