Você está em:
Notícias



CAPTAÇÃO DE ÁGUA MONITORADA

Empresa paranaense vai monitorar captação de água para multinacional
Uma empresa instalada na incubadora tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai monitorar a captação de água nos poços do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, da multinacional Vale, no Maranhão. A Pase Hidrometria vai utilizar um equipamento de fabricação própria – o Hidrobox – para realizar o trabalho.

O acordo de cooperação terá duração de quatro anos, tempo em que a empresa vai prestar serviço de análise, medição e monitoramento de recursos hídricos captados. No Paraná, a Pase Hidrometria instalou o equipamento em diversas empresas que optaram por extrair águas subterrâneas.

Um dos exemplos é o sistema de monitoramento de extração de água implantado no Aquífero Karst, no qual há 15 poços da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), responsáveis por abastecer cinco cidades da Região Metropolitana de Curitiba. A população pode acompanhar no site da Sanepar, pelo sistema de monitoramento, o nível de vazão captada e a profundidade do nível de água em cada poço, atendendo aos critérios de segurança do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Para o diretor técnico da Pase, Cássio Della Pasqua, o monitoramento é importante para estimar a quantidade de água disponível, que pode variar em diferentes tipos de solos subterrâneos. “É possível estimar a quantidade de água captada de um poço para não haver prejuízos ao meio ambiente”, explica. Segundo Pasqua, muitas fontes se esgotam quando não há uma análise prévia de potencial hidrogeológico para a extração de recursos hídricos.

HIDROBOX – O Hidrobox faz monitoramento remoto e on-line de captação de água. Possibilita a geração de dados que indicam o nível de vazão do lençol freático, estimando o acúmulo, a pressão atmosférica e a temperatura. Além disso, interliga os dados de outros equipamentos de automação que podem ser associados por suas entradas periféricas.

Os dados de monitoramento são enviados utilizando o sistema GPRS, o mesmo utilizado por celulares. Os dados obtidos são armazenados no servidor de internet com atualização em tempo real. Para visualizar os dados é necessário usar qualquer programa de navegação ligado à rede de internet, por meio de login e senha, sem a necessidade de instalação de outro programa específico.

Fonte: Agência Estadual de Noticias/PR