Você está em:
Notícias



A3P Construções sustentáveis

Licitações e construções sustentáveis em debate no Fórum A3P

As compras governamentais movimentam cerca de 16% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e mobilizam setores importantes da economia. O impacto econômico das contratações pelo governo impõe aos gestores o desafio de induzir o mercado a buscar mudanças em seu processo de produção de forma a atender às necessidades de preservação ambiental e de desenvolvimento social.

Para discutir questões relacionadas ao tema, o Ministério do Meio Ambiente promove nesta quinta-feira (10/11) o Fórum da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), que está na sua sexta edição.

A partir das 9h, no Teatro da Caixa, em Brasília, representantes dos setores públicos e privados se reúnem para discutir as contratações e construções sustentáveis na administração pública. Eles trabalham diariamente com a temática da sustentabilidade. O objetivo do Fórum é promover o intercâmbio de informações e o debate sobre a sustentabilidade na gestão pública.

Programação - O 6º Fórum da A3P irá debater a realização de obras pelo Serviço Público com a inserção de critérios de sustentabilidade. No período da manhã, será debatido o tema sustentabilidade nas contratações públicas, com três palestras: Contratações Públicas sustentáveis: 1.Contextualização Jurídica, 2.Controle nas Contratações Públicas Sustentáveis e 3.Consumo e as Contratações Sustentáveis. E uma oficina: Contratações Públicas Sustentáveis na Prática.

À tarde, as construções sustentáveis são tema da discussão com a palestra: O Crescimento da Construção Sustentável no Brasil. Também serão apresentadas experiências exitosas em construções sustentáveis da Caixa Econômica Federal, do Comando do Exército Brasileiro e do Ministério do Meio Ambiente.

Contratações sustentáveis - De acordo com a A3P, as contratações sustentáveis fomentam atitudes de responsabilidade socioambientais, de modo que o uso dos recursos materiais seja o mais eficiente possível, integrando os aspectos ambientais em todos os estágios do processo de compra, evitando desperdícios e identificando produtos sustentáveis sem desconsiderar aspectos de especificações técnicas e de preço.

O setor da construção civil representa uma área relevante, pois produz grande volume de resíduos e utiliza grande parcela de investimentos.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente