Você está em:
Notícias



PROTEÇÃO EM TERRA INDIGENA

Ibama coordena ação de proteção em Terra Indígena no MS
Encerrou esta semana a segunda fase da Operação Guardiões do Pantanal. Agentes do Ibama, Polícia Federal e Funai atuaram na Terra Indígena Kadiweu, localizada no sudoeste do estado. Com um total de 530 mil hectares, a Terra Indígena configura uma importante área de transição entre o pantanal e o cerrado sul mato-grossense, ficando próxima à fronteira do Brasil com o Paraguai.

Diversas denúncias davam conta da ocorrência de extração ilegal de madeira e desmatamentos no interior da terra, o que foi confirmado pelas equipes de fiscalização, com lavratura de multas no total de R$ 625 mil e o embargo de 125 hectares de área explorada ilegalmente.

Em uma área de exploração ilegal, os agentes de fiscalização flagraram uma extração de madeira em plena atividade e apreenderam um trator de esteira. Dentre os infratores que trabalhavam no local, foi identificado um cidadão paraguaio.

Os agentes identificaram também diversos outros pontos de extração de madeira no interior da TI, onde foram apreendidos 16 metros cúbicos de madeira, entre lascas e madeira serrada, além de uma espingarda calibre 22.

O trabalho continua, em conjunto com a Polícia Federal, com o objetivo do investigar e identificar todos os envolvidos na extração, transporte e comercialização ilegal madeira da Terra Indígena.

Ao todo, a Operação Guardiões do Pantanal, iniciada em 27 de outubro, foi responsável por um total de R$ 17,5 milhões em multas, além da apreensão de um trator de esteira, um caminhão, 400 metros cúbicos de madeira nativa, duas motosserras, quatro armas de fogo e 76 quilos de carne de animais silvestres.


Fonte: IBAMA