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EMBAIXADORES DO MEIO AMBIENTE

EMBAIXADORES DO MEIO AMBIENTE

         

O Projeto Embaixadores do Meio Ambiente foi criado em 2007, tendo como seu principal objetivo a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável.

 

Com o Projeto, definimos o homem e a sociedade que queremos formar, já que a escola é o espaço social e local onde o aluno da seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz, se diz e se valoriza, representa aquilo que a sociedade e o meio ambiente desejam, aprovam e esperam de nós, educadores.

 

Logo, os comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.

                                                  

Considerando a importância da temática ambiental e da visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deve oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas conseqüências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos, e também para com o ambiente em que está inserido.

 

Considerando a educação ambiental um processo contínuo e cíclico, o Projeto utiliza os princípios da:

·         sensibilização: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico;

·         compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais;

·         responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista da problemática ambiental;

·         competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;

·         cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.

 

Neste contexto, os conteúdos ambientais vão permeando por todas as disciplinas e sendo contextualizados com a realidade da comunidade, deste modo, a escola ajuda o aluno a correlacionar fatos e ter uma visão integrada da totalidade de seu meio, reconhecendo que não se pode operar um sistema linear num planeta finito, sem nos preocuparmos com as gerações futuras. 

 

É preciso também, considerar que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital. Para isso a educação ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar e prática.

 

A educação ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.

 

A educação ambiental deve ser participativa, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como “agente transformador”, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, e de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

 

A Educação Ambiental deve ser considerada um componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento ativo do aluno, torna o sistema educativo mais relevante e mais realista, e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas.

 

Se existem inúmeros problemas que dizem respeito ao ambiente, isto se deve ao fato das pessoas não serem sensibilizadas para a compreensão do frágil equilíbrio da biosfera e dos problemas da gestão dos recursos naturais. Elas não estão e não foram preparadas para delimitar e resolver de um modo eficaz os problemas concretos do seu ambiente imediato, isto porque, a educação para o ambiente como abordagem didática ou pedagógica, aparece apenas nos anos  80.

 

Hoje a realidade é outra, os alunos têm a possibilidade de tomarem consciência das situações que acarretam problemas no seu ambiente próximo ou para a biosfera em geral, refletindo sobre as suas causas e assim determinarem os meios ou as ações apropriadas na tentativa de resolvê-los, sendo este o papel da escola.

 

A fundamentação teórico/prática do projeto ocorre também por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e saídas a campo. Esse processo oferece subsídios aos professores, para que assim possam atuar de maneira que englobe toda a comunidade escolar e o entorno na coleta de dados para conhecer o meio ambiente onde ele vive e levantar os problemas socioambientais.

 

Os conteúdos trabalhados serão necessários para o entendimento dos problemas e, a partir da coleta de dados, à elaboração de pequenos projetos de intervenção, que possam colaborar para o desenvolvimento de uma melhor da qualidade de vida e de um ambiente mais saudável, seja ele natural ou urbano.

 

Com o intuito de levar às escolas e à comunidade o conhecimento necessário para a construção da cidadania, são envolvidos, como parceiros, diferentes órgãos que asseguram os direitos e deveres de cada indivíduo na sociedade. Entre esses órgãos podemos citar alguns como, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária, Força Verde, SANEPAR, COPEL, IAP, SEMA e temos ainda a participação da iniciativa privada.

 

São trabalhados temas relacionados à melhoria da qualidade de vida da população, como por exemplo, lixo (redução, reutilização e reciclagem), água (consumo, desperdício, poluição), poluição sonora, respeito aos animais silvestres e domésticos (exercício da posse responsável), respeito ao próximo, noções de saúde (higiene, prevenção de doenças) e o exercício da cidadania.

 

Para que este mecanismo se tornasse realmente eficaz, foi necessária a participação dos professores em grupos de estudos e debates, onde a problemática ambiental é abordada intensamente.

 

O Projeto foi desenvolvido da seguinte forma: todos os anos realizamos uma seleção de alunos para fazerem parte do Projeto Embaixadores do Meio Ambiente. Para esta, usamos como critério, o princípio da motivação pelos bons exemplos, estabelecido pelos próprios professores envolvidos, já que acreditamos que bons alunos devem servir de exemplos aos demais.

 

Depois da formação deste seleto grupo contemplado, eles foram preparados pelos professores, vão constantemente a campo, sempre acompanhados, adquirirem experiências práticas sobre a questão ambiental, como por exemplo, uma visita a uma ONG de reciclagem da coleta seletiva do município, para analise das condições sócio-ambientais dos trabalhadores, e depois multiplicam os conhecimentos adquiridos com os demais alunos, buscando a sensibilização do grande grupo.

 

No decorrer das atividades realizadas pelos Embaixadores do Meio Ambiente, os professores percebem mudanças de atitudes no grande grupo, já que os mesmos despertam nos demais alunos, através da sensibilização feita durante o relato de ações realizadas por eles, o interesse pela causa ambiental, o que consideramos um grande passo.

 

 

Propostas de Trabalho dos Embaixadores do Meio Ambiente:

·   Mobilização de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades durante a Semana do Meio Ambiente, com finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais;

·   Levantamento do perfil ambiental da escola, se esta possui área verde, horta, separação de lixo, etc.;

·   Realização de campanhas educativas;

·   Realização do Projeto Cãominhada, onde se trabalha a problemática da “posse responsável” do animal de estimação, e ainda o apóio a ONG’s que cuidam de animais domésticos abandonados.

 

 

  

Os principais objetivos do Projeto:

·    Cada aluno deverá desenvolver as suas potencialidades e adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável;

·    O aluno deverá ser capaz de perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive;

·    Desenvolver nos alunos uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta.

·   Desenvolver nos alunos as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem.

·    Formar um aluno consciente e preocupado com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, desenvolvendo competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais.