Você está em:
Notícias



POLUIÇÃO VEICULAR: AUDIÊNCIAS

Termina série de audiências públicas sobre poluição veicular

O Paraná encerrou mais uma etapa do processo de elaboração do Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV). Na noite de quarta-feira (26), foi realizada em Maringá a última de uma série de seis audiências públicas para discutir o assunto. Agora, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) irão divulgar em seus sites a apresentação do PCPV feita durante as audiências públicas, além de um relatório com os questionamentos e dúvidas apresentados nos encontros.

O plano foi desenvolvido por técnicos da secretaria e do IAP para ser um instrumento de gestão da qualidade do ar, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar (Pronar) e do Programa de Controle de Veículos Automotores (Proconve). Seus objetivos são direcionados à melhoria da qualidade de vida da população, buscando maior preservação da qualidade do ar. Para isso, será necessário controlar e medir o nível de poluição emitido pelos veículos do Estado.

O Paraná possui a terceira maior frota de veículos do Estado. O número de veículos dobrou nos últimos 10 anos, chegando a 5,3 milhões em setembro deste ano. “Nossa intenção não é apenas aferir as distorções da emissão de gases dos veículos, mas, principalmente, corrigir essas distorções para que tenhamos melhor qualidade do ar. Por isso, o plano prevê um tempo de adaptação para as oficinas e concessionárias”, disse o secretário de Meio Ambiente, Jonel Iurk.

Foram realizadas audiências em Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá, com a participação de mais de 450 pessoas de entidades especializadas, universitários, Detran, Polícia Militar, representantes de despachantes, concessionários de veículos, transportadoras e outros.

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, disse que o objetivo das audiências foi transmitir à sociedade o que está sendo feito para controlar e melhorar a qualidade do ar. “Corremos o estado para receber críticas e sugestões da população e o retorno foi muito positivo”, afirmou.

Para sua formulação e aprovação, através de resolução da secretaria (número 066, de 2010), o Plano de Controle de Poluição Veicular levou em consideração a Política Nacional do Meio Ambiente e resoluções federais e estadual. “Além de atender a legislação federal, o plano passa a ser um dos instrumentos do protocolo de Copenhague de Mudanças Climáticas, assinado na conferência da ONU em 2009”, explica o secretário.

Fonte: Agência Estadual de Noticias