Você está em:
Notícias



BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS NO MUNDO A CRIAR O SELO VERDE PARA PNEUS

A Fenatran 2011 realizou na última terça-feira (25) a cerimônia de entrega da Certificação de Rotulagem da Qualidade Ambiental para três unidades reformadoras. O projeto foi desenvolvido pela ABR (Associação Brasileira de Segmento de Reforma de Pneus) em parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para certificar, todo ano, as empresas do segmento de reforma de pneus que apresentarem menor impacto ambiental.

Para Ricardo de Oliveira, presidente da ABR, o selo verde garantirá mais vida para os pneus e possibilitará maior conscientização da sociedade em relação a importância da sustentabilidade. “Somos o primeiro país a adquirir o selo verde, fator que já nos coloca à frente de muitos países desenvolvidos”, ressalta.

As três Unidades Reformadoras passaram por uma auditoria para que fosse verificada a viabilidade da entrega do selo verde - foi analisada a emissão de gases, segurança no trabalho, limpeza do ambiente, tratamento da água e qualidade do solo. A partir do ano que vem, as empresas do setor que receberem a certificação terão o símbolo do selo verde – um pássaro – em alto relevo estampado nos pneus que fabricarem. 

A Certificação de Rotulagem da Qualidade Ambiental foi elaborada dentro de um comitê de engenheiros, químicos e profissionais ligados ao meio ambiente da Universidade Getúlio Vargas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ABR e ABNT. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) foram observadores no comitê.

Fonte: CicloVivo