Você está em:
Notícias



Especialistas debatem controle dos incêndios florestais

O fogo é uma questão complexa e ao mesmo tempo fundamental para preservação da biodiversidade de alguns biomas, como o Cerrado, por exemplo. "Não podemos ter para os diferentes tipos de vegetação a mesma regra", destacou. A observação foi feita pelo secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, ao participar, nesta terça-feira (25/10), de audiência pública no Senado Federal, que discutiu os impactos dos incêndios florestais no meio ambiente e na agricultura.

Para o secretário, o Brasil tem que se preparar para melhorar a infraestrutura de planejamento e de combate, promover a organização e a cooperação institucional - onde haja obrigatoriedade de atender aos chamados de emergência - além de práticas de manejo para reduzir a vulnerabilidade dos incêndios.

Bráulio chamou atenção para os efeitos das mudanças climáticas. "É preciso reduzir atividades que tornam a floresta mais vulnerável. É um grande desafio. Se olharmos outros países que enfrentam problemas de grande incêndios florestais, como os Estados Unidos, Austrália, Canadá e África do Sul, podemos notar que fizeram grandes investimentos em recursos humanos e equipamentos. E o Brasil terá que enfrentar isso", adiantou.

Do encontro, participaram vários senadores e autoridades ligadas ao setor. Entre elas, o pesquisador Irving Forster, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Serviços Ambientais da Amazônia (Servamb). Ao fazer um histórico dos incêndios e queimadas na região, ele defendeu uma atenção maior do governo para o problema, aumentando os investimentos em equipamentos e em recursos humanos. "Ninguém tem certeza do futuro e nem das consequências do que estamos fazendo de errado. Estamos todos no mesmo barco, indo ao encontro desse futuro", alertou.

A professora  Vania Pivello, do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo (USP), elogiou a aproximação entre políticos e acadêmicos para debater o problema. Ela lembrou que o fogo nem sempre é ruim. "Cinquenta e três por cento dos biomas mundiais se beneficiam do fogo e o Cerrado é um deles", afirmou. A professora destacou ainda que existem cerca de dez mil espécies de plantas no Cerrado, e que as queimadas controladas são fundamentais para conservar essa biodiversidade. 

Fonte: www.mma.gov.br