Você está em:
Notícias



Chuvas causam prejuízos em seis cidades do Paraná

As chuvas que atingiram o Paraná na quarta (12) e quinta-feira (13) causaram prejuízos em pelo menos seis cidades do estado, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O número de pessoas atingidas chegou a 2.294. Ao todo, 145 pessoas ficaram desalojadas (removidas para casas de amigos ou familiares) e outras 44 ficaram desabrigadas (que passaram a noite em abrigos públicos).

Os estragos foram registrados nas cidades de Foz do Iguaçu, Guarapuava, Nova Esperança do Sudoeste, Realeza, Santo do Lontra e Santa Izabel do Oeste. De acordo com a defesa civil, 58 casas foram danificadas. Outras duas residências, em Salto do Lontra, ficaram destruídas.

Um dos municípios mais afetados foi Santa Izabel do Oeste, no Sudoeste do Paraná. Na cidade, 85 pessoas tiveram que deixar as casas por causa das cheias do Rio Anta Gorda. De acordo com a defesa civil do município, sete famílias tiveram que remover todos os móveis das casas por causa do volume de água. Outras 10 famílias tiveram que suspender os móveis para locais mais altos dentro de casa para evitar que estragassem por causa da água.

Nesta sexta-feira (14), segundo a defesa civil de Santa Izabel do Oeste, a situação já voltava ao normal. “A chuva na região parou e as famílias já voltaram para suas casas”, afirmou Jane Dalva Cancelier, responsável pelo órgão na cidade.

A população de Salto do Lontra, também no Sudoeste, sofreu com as cheias do Rio Lontra, que passa pela cidade. No total, 110 pessoas ficaram desalojadas e outras 9 desabrigadas. A situação nesta sexta-feira também se normalizou e muitas famílias já retornaram para suas casas, segundo a defesa civil do município. “Apenas duas famílias ainda permanecem desalojadas por causa da destruição nas residências”, afirmou Hiloy Bernardi Santi, coordenador da defesa civil de Salto do Lontra.

Volume de chuvas – O índice de chuvas no Paraná foi alto por causa das chuvas que atingiram o estado na quarta e quinta. Em algumas cidades, como Bituruna, no Centro Sul, o volume de água chegou a quase metade da média histórica do mês de outubro para a região.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o calor e a alta umidade do ar ainda devem provocar chuvas no final de semana. As áreas de instabilidade chegam ao Paraná pela região Noroeste, vindas das regiões tropicais. As temperaturas se mantêm altas, mesmo com a chuva.

Londrina – Um homem foi arrastado pela enxurrada de um córrego em Londrina, no Norte do estado, e está desaparecido desde quinta-feira. O rapaz, de 26 anos, está sendo procurado pelo Corpo de Bombeiros entre a Vila Portuguesa e o Conjunto Eucaliptos.

A chuva forte que atingiu a cidade causou estragos em tubulações, deslizamentos de terra e acidentes de trânsito.


Fonte: Gazeta do Povo/PR