Você está em:
Notícias



Destruídas mudas clandestinas de citros no Paraná

Fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento fizeram na terça-feira (11) a maior apreensão de mudas clandestinas de plantas cítricas no Paraná Foram apreendidas e destruídas mais de 5 mil mudas de citros (laranja, lima, limão, mexerica e poncan) que seriam vendidas de forma irregular em dois viveiros de Umuarama, na região Noroeste.

A secretaria alerta que os produtores interessados em formar pomares comerciais ou mesmo plantar poucas mudas de citros em suas propriedades devem recorrer a mudas legais vendidas por viveiros cadastrados legalmente junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (e também à própria secretaria).

As mudas foram encontradas após uma fiscalização de rotina. Um fiscal da Divisão de Sanidade Vegetal (DSV) passava pela rodovia de acesso ao município de Umuarama e viu um descarregamento de mudas no viveiro. Ele parou e foi verificar a documentação das mudas. Circulando pelo viveiro encontrou, ao fundo, um local isolado onde estavam milhares de mudas de citros.

Imediatamente, o fiscal acionou toda a equipe do Departamento de Fiscalização e Defesa Sanitária (Defis) de Umuarama para dar suporte à ação de fiscalização. Com o reforço, foi feito um levantamento total das mudas disponíveis no viveiro encontrado. Depois, o grupo se deslocou para outro viveiro do mesmo proprietário, onde encontraram mais mudas clandestinas. Foi realizada a apreensão legal e, depois, a destruição com corte mecânico.

As mudas encontradas não tinham nota fiscal, Termo de Conformidade ou Certificado de Mudas (documentos obrigatórios). Além disso, algumas delas apresentavam sintomas visíveis de problemas fitossanitários, como Greening, Cancro Cítrico, CVC (Clorose Variegada dos Citros). Também havia espécies sem autorização para o comércio no Paraná.

O proprietário do viveiro de Umuarama, onde foram encontradas as mudas clandestinas, foi autuado pela comercialização ilegal de mudas e vai responder a processo administrativo (com AEN).

Fonte: Bonde.com