Você está em:
Artigos

MUDAR O TRATAMENTO DA ÁGUA

Estações atuais não conseguem tratar resíduos não metabolizados pelo nosso organismo

Mais de um bilhão de pessoas não tem acesso à água limpa para beber, e mais de dois bilhões vivem sem saneamento adequado, o que leva à morte, todo ano, mais de cinco milhões de pessoas, por doenças evitáveis transmitidas pela água. Apenas 8% do fornecimento de água doce do planeta vão para uso doméstico; certa de 70% é usada para irrigação e 22% na indústria.

O que é necessário é um manejo integrado de recursos hídricos que leve em consideração quem precisa de que tipo de água, assim como onde e como usá-la mais eficientemente. “A água vai se tornar rapidamente um fator limitante em nossas vidas”, afirmou Ralph Eberts, vice-presidente executivo da Black & Veatch, empresa de engenharia de US$ 2,3 bilhões que projeta sistemas hídricos e opera em mais de 100 países.

Eberts declarou que vê uma “redefinição de prioridades” dos recursos para enfrentar os desafios hídricos impostos pelas mudanças climáticas e pela crescente urbanização. A escassez de água e o estresse hídrico - que ocorre quando a demanda por água excede o fornecimento ou quando a baixa qualidade restringe o uso - já atingiram companhias de uso intensivo da água e cadeias de suprimentos na Rússia, China e no sul dos Estados Unidos.

Por outro lado, Márcia Dezotti, professora do programa de engenharia química da COOP/UFRJ, fez um alerta ainda mais urgente: desreguladores endócrinos (hormônios), fármacos e poluentes resistentes em baixa concentração na água que bebemos, causam doenças como câncer de próstata e mama, além de acelerar a puberdade em crianças e diminuir a produção de esperma nos homens. Essas substâncias naturais ou sintéticas são retiradas em parte no processo de tratamento de água, mas não são plenamente eliminadas e seguem causando danos.

“Boa parte dos antibióticos que nós tomamos é eliminado na urina. Após o tratamento da água, parte suficiente do remédio permanece na água para que as bactérias criem resistência a ele”, alerta a professora, que defende um tratamento diferenciado para as substâncias mais perigosas. “Os hábitos da sociedade mudaram. Não há como pensar o saneamento como na década de 40”.

Ouvimos constantemente notícias sobre a feminização dos peixes em vários rios pelo mundo, causados pelo uso das pílulas anticoncepcionais por milhões de mulheres, porém nem toda substância contida nas pílulas é metabolizada pelo organismo - e o que não for é excretado nas fezes e urina sendo encaminhadas às estações de tratamento de esgotos que ainda não estão preparadas para tratar estes tipos de produtos.

 

Fernando de Barros é engenheiro civil, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento e responsável técnico da Master Ambiental.

Fernando@masterambiental.com.br

 
Comentários são muito importantes para nosso site, pois enriquecem, complementam e valorizam o conteúdo de um artigo. Sinta-se à vontade para deixar sua opinião a respeito do(s) assunto(s) que tenha interesse. No entanto há algumas regras que devem ser seguidas:

1.Os comentários serão previamente moderados pela administrador do site. Não há possibilidade de postar comentários anônimos.
2.Comentários com objetivo somente de divulgar links serão excluídos.
3.Quando houver debate em um artigo, serão excluídos comentários que têm o objetivo de ofender utilizando palavras de baixo calão ou xingamentos. Todo debate é saudável e construtivo, quando as pessoas que estão participando do debate expõem suas idéias e opiniões de uma forma respeitosa sem recorrer a agressões verbais e/ou brigas.