Você está em:
Artigos

A Tutela vai acabar

Em 2 de agosto de 2010, escrevi um artigo denominado “Tutela demais”, no qual critiquei a atuação dos órgãos ambientais que, por desconfiança, colocavam projetos elaborados por profissionais da área ambiental na fila interminável dos “a conferir”.

Atualmente, com a formação contínua de tecnólogos de meio ambiente e engenheiros ambientais, além de centenas de cursos de especialização na área ambiental para engenheiros, geógrafos, químicos, dentre outros, surgiram no mercado milhares de profissionais habilitados a elaborar a documentação técnica necessária para licenciar uma empresa, seja do ramo de comércio, da indústria, do campo ou de serviços.

Mas os órgãos ambientais tratam esses profissionais como incapazes tecnicamente e fazem questão de conferir seus trabalhos para somente então conceder a licença ambiental das empresas. Será que os profissionais da área ambiental são menos capazes que os engenheiros que fazem os cálculos estruturais de prédios, pontes e viadutos? Por que ninguém confere os serviços desses últimos?
E, também, por que ninguém confere o trabalho dos engenheiros que fazem os projetos elétricos e hidráulicos de residências, prédios, indústrias e shopping centers? Já imaginaram se as prefeituras fossem conferir os cálculos estruturais de prédios como se os engenheiros não tivessem sido treinados para fazê-los? Então por que na área ambiental os órgãos têm que conferir os projetos elaborados por especialistas?

No Paraná isto está para acabar como afirmou de forma categórica o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Lurk, no Seminário Paranaense de Mudanças Climáticas, promovido nos dias 13 e 14 de outubro pelo Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL).

Os órgãos ambientais devem verificar se o profissional e sua equipe técnica são de fato habilitados para fazer determinados trabalhos, exigir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto a seu órgão de classe e, posteriormente, ir a uma empresa licenciada para checar se o projeto foi realmente executado e, em caso contrário, punir o profissional pelo erro cometido.

Os conselhos de classe devem se mobilizar para acabar com esta tutela do Estado brasileiro sobre seus profissionais em todos os Estados. Com isso, quem ganha é a preservação do meio ambiente. O que atrapalha a preservação é a burocracia, que dificulta e atrasa a concessão de licenças ambientais. E a burocracia peca não só pela falta de técnicos nos órgãos ambientais, mas, além disso, pela mania da tutela do Estado sobre tudo.

Matéria de: Fernando de Barros - Engenheiro Civil, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento e responsável técnico da Master Ambiental. Contato: fernando@masterambiental.com.br

 

 

 

 


 
Comentários são muito importantes para nosso site, pois enriquecem, complementam e valorizam o conteúdo de um artigo. Sinta-se à vontade para deixar sua opinião a respeito do(s) assunto(s) que tenha interesse. No entanto há algumas regras que devem ser seguidas:

1.Os comentários serão previamente moderados pela administrador do site. Não há possibilidade de postar comentários anônimos.
2.Comentários com objetivo somente de divulgar links serão excluídos.
3.Quando houver debate em um artigo, serão excluídos comentários que têm o objetivo de ofender utilizando palavras de baixo calão ou xingamentos. Todo debate é saudável e construtivo, quando as pessoas que estão participando do debate expõem suas idéias e opiniões de uma forma respeitosa sem recorrer a agressões verbais e/ou brigas.